We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

4

by Fossil

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
Escopo 26 02:41
2.
Lombra 8 y 9 09:34
3.
4.
5.
6.

about

Fossil retorna aos estúdios e lança novo disco, repleto de questionamentos e experimentalismos, no dia 16 de abril


Intitulado “4”, o álbum foi gravado e produzido em Fortaleza e São Paulo e conta com seis faixas que exploram, entre ritmos e distorções, o atual cenário de incertezas em meio à pandemia


Após um hiato de cinco anos, a banda Fossil volta aos estúdios para a gravação do seu quarto álbum, que será lançado no dia 16/04, nas principais plataformas digitais. O grupo, que surgiu na cena independente cearense em 2004, foi um dos pioneiros na cidade ao levar o rock para o contexto da música instrumental e experimental, conquistando público e espaço nos principais festivais do Nordeste e São Paulo. Intitulado “4”, este novo trabalho foi gravado à distância pelo quarteto, formado por cozilos Vitor e rodrigo éh @rudriquix, em Fortaleza, e Klaus Sena e Victor Bluhm, na capital paulista. O disco também conta com a participação de músicos como Negro Leo, Thomas Harres, Clau Aniz, Clarisse Aires e Gabriel de Sousa.


Conforme explica cozilos Vitor, guitarrista e um dos fundadores da Fossil, o álbum, que possui seis faixas, tem como fio condutor a urbanicidade brasileira, com seus contrastes, desigualdades, peculiaridades e, principalmente, os sentimentos que esses grandes centros urbanos evocam. Como a gravação e a produção de “4” ocorreu no período da pandemia, esse processo criativo, entre dúvidas e (in)certezas, torna-se ainda mais evidente.


“Esse é um disco de reencontro em meio a todo esse caos em que estamos vivendo, o que não deixa de ser uma dualidade de sentimentos. É a alegria de estar produzindo algo novo depois de cinco anos, mas, ao mesmo tempo, temos muitas dúvidas sobre o futuro. O álbum tem ritmos que podem ser dançados, despertando um sentimento obscuro ou até uma possibilidade de luz no fim de túnel. Tudo com um quê de ironia, humor denso e essa mistura de otimismo e pessimismo”, destaca cozilos Vitor.


Já o baixista Klaus Sena explica que a inspiração para “4” vem em boa parte de gravações antigas de jazz, com o improviso conduzindo todas as canções, além de ser um “mergulho interior de sentimentos, sonhos e lembranças”, como o artista faz questão de ressaltar.


Novas formas de criar


Pela primeira vez na história da Fossil, a criação de um álbum foi feita de maneira diferente em relação aos três primeiros trabalhos, Desconforto (2004), Insônia (2008) e Mocumentário (2012), muito em razão da separação geográfica e também pela pandemia. Se antes, as composições nasciam a partir de encontros e convivências, que posteriormente eram trabalhadas pelo grupo no estúdio, no “4”, os músicos acabaram encontrando um formato diferente, mas sem perder a essência que sempre norteou o processo criativo da Fossil, como destaca rodrigo éh @rudriquix.
“Neste trabalho, tivemos que buscar uma nova maneira de criação, um processo um pouco mais frio, até, mas sempre buscando não perder o calor do improviso”, reforça. Victor Bluhm, por sua vez, também destaca o aspecto livre que norteou este álbum. O improviso, que antes era trabalhado entre os integrantes, fluiu naturalmente na própria gravação das músicas, tudo “take one”.


O resultado, para rodrigo éh @rudriquix, é um “pós-rock brasileiro”, que por sua vez também passeia por estilos e climas diferentes, na tentativa de narrar distâncias imensuráveis de um novo momento da humanidade, que afetou – e afeta – diretamente o quarteto cearense. “Foi tudo no nosso tempo, no ritmo natural das coisas, que começou ainda em 2019”, ressalta.
Assim, nesse misto de sentimentos, que os integrantes comemoram o retorno do grupo com o disco “4”, mesmo nesse período de incertezas, uma vez que a arte não deixa de ser uma maneira de questionar e transformar a realidade em que vivemos atualmente. “Mais do que nunca, é importante que cada um esteja ligado no que acontece na sua própria cidade, no seu bairro, nas cenas, nos trabalhos e comunidade/coletivos das quais fazemos faz parte. Apoie iniciativa independente e chegue junto”, finaliza cozilos Vitor.

credits

released April 16, 2021

FICHA TÉCNICA: Fossil - 4 (2021)

Produzido por Fossil
Gravado entre Abril de 2019 e Fevereiro de 2021 nos estúdios Índigo Azul (SP), por Klaus Sena | studio lo-fi messê (CE), por cozilos Vitor e rodrigo éh @rudriquix | Trincheira Residência (CE), por Clau Aniz.
Mixado por Klaus Sena no Estúdio Índigo Azul
Produção executiva e produção fonográfica - Ana Carol Azeredo
Selo Índigo Azul

Escopo 26
Composta por cozilos Vitor, Klaus Sena, rodrigo éh @rudriquix, Victor Bluhm
rodrigo éh @rudriquix - Samples e Sintetizador

Lombra 8y9
Composta por cozilos Vitor, Klaus Sena, rodrigo éh @rudriquix, Victor Bluhm
Victor Bluhm - Bateria; Percussões Eletrônicas
Klaus Sena - Baixo; Guitarra; Batida Eletrônica; Piano; Sintetizador
Cozilos Vitor - Sintetizador
rodrigo éh @rudriquix - Guitarra
Thomas Harres - Percussões

Sta Quitéria Nuclear Plant - part. Clau Aniz, Clarisse Aires, 131el
Composta por cozilos Vitor, Klaus Sena, rodrigo éh @rudriquix, Victor Bluhm, Clau Aniz, Clarisse Aires, 131el
Victor Bluhm - Bateria; Percussões;
Klaus Sena - Baixo;
Rodrigo éh @rudriquix - Órgão;
Clau Aniz - Clarineta;
Clarisse Aires - Flauta;
131el - Sax Barítono

Lombra 14, cHIp-párarãn - part. Negro Leo
Composta por cozilos Vitor, Klaus Sena, Rodrigo éh @rudriquix, Victor Bluhm, Negro Leo
Negro Leo - Voz
Victor Bluhm - Bateria; Percussões
Klaus Sena - Baixo; Piano; Percussões
Cozilos Vitor - Guitarras
rodrigo éh @rudriquix - Sintetizador, Escaleta e Samples

Sala 18, 42 bilionários - part. Thomas Harres
Composta por cozilos Vitor, Klaus Sena, rodrigo éh @rudriquix, Victor Bluhm, Thomas Harres
Victor Bluhm - Bateria
Klaus Sena - Baixo; Didjeridoo
Thomas Harres - Percussões; Ruídos
Cozilos Vitor - Guitarra Preparada
rodrigo éh @rudriquix - Sintetizador

Petróleo da Sabi no Pé
Composta por cozilos Vitor, Klaus Sena, rodrigo éh @rudriquix, Victor Bluhm
Cozilos Vitor - Voz; Guitarras;
Klaus Sena - Baixo; Batida Eletrônica;
Victor Bluhm - Percussões Eletrônicas;
rodrigo éh @rudriquix - Sintetizador; Samples

Serviço:
Serviço:
Lançamento disco 4, Fossil
Dia: 16 de abril 2021
Onde: tratore.ffm.to/fossil4
Saiba mais:
@fossilquatro
@_indigoazul

license

all rights reserved

tags

If you like Fossil, you may also like: